POR AI! CORRENDO OU PEDALANDO...

POR AI! CORRENDO OU PEDALANDO...

AS AVENTURAS E DESVENTURAS DE UM AMANTE DAS CORRIDAS DE RUA E DO PEDAL

30 dias de abstinência

Ae Galera!

Hoje faz 30 dias que estou sem correr e não está sendo muito simples, afinal para todo lado que olho parece que vejo alguém correndo ou pedalando, sem falar nos comentários e fotos do facebook, portanto não é apenas "tratar" a lesão em si, mas também estar atento ao lado psicológico, procurar manter a autoestima em alta, o que realmente não é tão simples quanto parece.

 

Pois bem, vou falar um pouco do mau que me aflige e me afastou da planilha de treino e me obrigou a rever alguns objetivos e mudar algumas prioridades.

 

Síndrome do Estresse Tibial Medial ou Periostite, este é o nome da lesão que mudou minha rotina nos últimos dias, também conhecida como CANELITE, não é um privilégio deste colega que vos escreve, mais de 50%  dos diagnósticos desta lesão ocorrem com atletas e esportistas que praticam atividades que tenham grande impacto na região da tíbia, como é o caso da corrida, portanto sou apenas mais um nesta triste estatística.

 

Antes de falar um pouco mais sobre a canelite, devo esclarecer que não sou médico, fisioterapeuta e não tenho nenhuma outra formação ou especialidade relacionada a estas áreas de conhecimento, não passo realmente de um esportista (muito amador por sinal) e toda informação deste texto foi compilada de pesquisas realizadas sobre o assunto e não serve de parâmetro para qualquer diagnóstico, sendo assim, se você está sentindo algum desconforto antes, durante ou depois da sua corrida ou qualquer outra atividade esportiva procure um especialista.

 

Síndrome do Estresse Tibial Medial (SETM) é uma lesão que se apresenta através de uma dor ou desconforto na região póstero-medial, na borda anterior e medial da tíbia, para nós leigos, na região da canela.

 

 

No início a dor se apresenta durante a atividade física, mais comumente no inicio da mesma, desaparecendo após o aquecimento, mas normalmente volta a atormentar logo após a atividade e numa segunda fase pode persistir mesmo fora dela, se apresentando em ações comuns do dia a dia, como subir escadas ou o no próprio caminhar e costuma ser aliviada com repouso.

 

O quadro mais grave desta lesão é a própria fratura por estresse, portanto, a negligência dos sintomas pode vir a levar a este quadro.

 

A SETM Não costuma surgir em virtude de um único fator e sim por fatores múltiplos, sendo os mais comuns:

 

  • Alterações biomecânicas
  • Aumentos súbitos na intensidade do treinamento e duração
  • Uso de calçado inadequado e também de maneira inadequada em relação ao esporte praticado e, no caso da corrida, o tipo de pisada do esportista
  • Falta de alongamento (inelasticidade muscular)
  • Anormalidades na inserção muscular

 

Normalmente o diagnóstico da SETM é feita pela análise clínica, além da dor na corrida é comum à dor a palpação do osso afetado, mas exames de imagem como a ressonância magnética também são recomendados para um melhor diagnóstico.

 

O tratamento costuma acontecer apenas com medicação e fisioterapia, devendo-se diminuir o volume ou até mesmo parar com a atividade que acabou levando a lesão durante o tratamento, neste meio tempo a orientação é buscar atividades de pouco impacto, como natação e bicicleta, para que possa se manter o condicionamento cardiorrespiratório e neste aspecto estou pecando, confesso que não tive ânimo para isto neste período e este é meu desafio daqui para frente, ainda é tempo!

 

Reforçar a musculatura também é fundamental já que ela é responsável pela absorção dos impactos, portanto devem-se buscar através de um profissional da área de educação física exercícios que venham a trabalhar com a musculatura em geral, mas em especial neste caso, com a musculatura da parte inferior das pernas.

 

Encontrei relatos de pessoas que tiveram melhoras em alguns dias, como encontrei relatos de pessoas que ficaram meses longe das corridas, mas em um detalhe todos são unânimes, volte aos poucos, de maneira gradativa para adaptação muscular, e qualquer desconforto não insista e se necessário procure novamente o especialista que vem acompanhando seu problema.

 

Acredito que esperei demais para buscar orientação médica e talvez por isso esteja tendo uma recuperação um pouco mais lenta, mas espero que em 30 dias já esteja conseguindo dar alguns trotes novamente pelas ruas com os amigos, pelo menos vou trabalhar para isso.

 

Espero que compartilhando esta minha experiência possa contribuir de alguma forma com outros colegas esportistas.

 

Grande Abraço e até o próximo post.

 

 

Referências:

SILVA, Ana Paula Simões. Dor na Perna do Corredor - parte I. Acesso em: 11/08/2012. Disponível em: <http://www.milton.com.br/esporte/saiba_mais/ort_2.htm>

 

NUNES, Edgard: PERIOSTITE. O QUÉ E E COMO TRATAR?. Acesso em: 11/08/2012. Disponível em: <http://www.saudedoatleta.com/artigos.html>

 

FISIO1 Fisioterapia. Canelite ou Sindrome do Estresse Media Tibial; Acesso em: 12/08/2012. Disponível em: <http://www.fisio1.com.br/fisioterapia_02.php>

 

GABRIELLE, Paula; CLARK, Bebel. O que é? Dor na canela. Acesso em: 23/08/2012. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/2012/08/o-que-e-dor-na-canela.html>

 

CAMPOS, Gustavo Constantino. Sindrome Stress Tibial Medial. Acesso em: 23/08/2012. Disponível em: <http://www.drgustavocampos.com.br/website/index.php/artigos/28-canelite>

 

SYLLOS, Thaís Mendes de Aguiar. O FORTALECIMENTO DO MÚSCULO TIBIAL ANTERIOR NA PREVENÇÃO DA FRATURA POR ESTRESSE DE TÍBIA EM MARATONISTAS. 2008. Monografia (Graduação Fisioterapia). Universidade Veiga de Almeida. 2008. Rio de Janeiro

10K Pouso Alegre 2012

Salve, salve galera!

Hoje vou escrever um pouco sobre a prova do último domingo, 10K Pouso Alegre 2012, uma prova que está em sua terceira edição e vem sendo promovida pela ACIPA – Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre.

 

Era notório que boa parte dos colegas que são adeptos das corridas e costumam participar de provas como esta, estavam um tanto quanto anciosos e não temo em dizer que a 10K Pouso Alegre está entre as principais, se não a principal, prova de corrida de rua do Sul de Minas.

 

Bem, vamos à prova, que em comparação com as outras (poucas) que participei não tem nada que a desabone, pelo contrário, dentro das proporções a serem consideradas, ofereceram tudo que as outras provas têm a oferecer, ou melhor, inovaram realizando a entrega do kit de participante com um excelente rodízio de pizza, promovendo assim uma grande confraternização entre os corredores, amigos e familiares.

 

Ainda sobre o kit de participante, vale destacar a camisa da corrida, que foi uma linda camisa Mizuno, acho que isso dispensa outros comentários.

 

A entrega dos números e chips de cronometragem foi realizada no dia da prova, acredito que seja o único detalhe que talvez precise ser mais bem trabalhado, pois uma fila acabou gerando um pequeno atraso na largada, mas nada que viesse a ofuscar o brilho e excelência do evento ou mesmo a animação dos corredores e público que estava presente para prestigiar.

 

Como na última edição, esta também acolheu os iniciantes, ofercendo um percurso de 3K, sendo este, parte do percurso principal, que por sua vez, cortava a cidade por algumas de suas principais ruas e avenidas.

 

Considerando seus altos e baixos, típicos de uma cidade mineira, acredito que foi um percurso que permitiu um bom desenvolvimento para os corredores, o que resultou em bons tempos ao final da prova.

 

Sem sombra de dúvidas, o trecho mais “penoso” foi o “morro do carmelo”, trecho já conhecido dos corredores da cidade, mas que pode ter pego de surpresa alguns corredores de fora, mas são estas surpresas que tornam a conquista mais que especial, não é mesmo?

 

Ao cruzar a linha de chegada e após devolução dos chips, já tínhamos acesso ao tempo de prova através do sistema de cronometragem, que gerava um ticket que era impresso e entregue na hora.

 

Então, nada mais que merecido, somos condecorados com a medalha de participação, e uma mesa farta com frutas, sorvetes, isotônico e  água nos aguardava.

 

A premiação acontece em seguida, sendo condecorados com troféus os primeiros colocados de cada uma das categorias e também a equipe com maior número de participantes.

 

Meu tempo foi de 55’04’’, fiquei em 23º na minha categoria e este foi o meu melhor tempo nas três provas de10K que já participei durante este ano, por tudo isso valeu a pena correr, valeu a pena levar minha família para prestigiar o evento.

 

Não tenho como finalizar este post de outra forma senão parabenizando o Clube de Corrida MOVIMENT por ser a equipe com maior número de participantes, a galera da CICLOSULMINAS pelo apoio ao evento, a Diretoria da ACIPA e a todos responsáveis e envolvidos com a organização do evento, e claro, a todos os colegas e amigos corredores que são as grandes estrelas e que fazem a corrida de rua 10K Pouso Alege brilhar cada vez mais, ano a ano.

 

 

 

Fotos: Arquivo pessoal, ACIPA e Sthênio Maia.

Um balanço do 1º Semestre / 2012

Olá Galera!

Meio sem tempo para atualizar o blog, se passaram 6 meses desde o último post, mas não poderia de forma alguma deixar de registrar este marco que são 6 meses de corrida em 2012 e com toda humildade e orgulho posso dizer que são meus primeiros 6 meses como um amante da corrida, apesar de já correr a alguns meses antes do início do ano, o comprometimento não era o mesmo, posso dizer que ainda era um namoro (rs).

 

Vamos então a alguns números:

 

  • Total de 52 Corridas, sendo 2 provas (Circuito das Estações - Etapa Outono e Circuito Sul Mineira de Corrida de Rua SESI - Etapa Pouso Alegre);

 

  • Mais de 467 KM de corrida, média de 77 KM/mês;

 

  • Mais de 35000 Calorias perdidas;

 

  • Maior distância percorrida: 21 KM em uma corrida sozinho no dia 05 de fevereiro;

 

  • Melhor pace 5:10 min/KM em uma corrida realizada com o grupo de corrida em 18 de Abril.

 

E mais um monte de coisas que não tenho como resumir em números, como as novas amizades, os objetivos pessoais alcançados, a experiência ganha dentro do universo da corrida, a mudança de velhos hábitos, o apoio da família, o sorriso do meu filho quando entregava a ele a medalha ganha pela participação nas provas, os ótimos resultados alcançados nos exames de saúde realizados, algumas lesões que tratei e outras que venho tentando tratar, entre outras tantas coisas.

 

Muitas conquistas, muito aprendizado, muito suor, muita risada, muitos desafios, mas espero ainda muito mais pela frente, se assim Deus me permitir. Da minha parte tentarei continuar evoluindo, superando, sempre!

 

Agradeço a todos que de uma forma ou outra tem me apoiado nesta nova paixão, em especial a minha esposa Rosangela, e aos amigos do Clube de Corrida Movement.

 

Até o próximo post e que não demore tanto não é mesmo (rs)!!!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

Desafio 20K: Pouso Alegre - Santa Rita do Sapucaí

Ae galera, depois de um período de silêncio total, olha eu aqui novamente!! (rs)

 

Neste último sábado, dia 14/01/2012 rolou uma corrida bacana agitada pelo Alessandro Tiburzio, eu posso até chamá-la de: DESAFIO 20K - POUSO ALEGRE A SANTA RITA, afinal de contas para quem, até então, não tinha corrido mais de 13K, este seria realmente um grande desafio.

 

E lá estava eu logo às 6 horas da madrugada no ponto de encontro definido junto ao pessoal, aos poucos foram chegando os outros colegas e logo partimos com a VAN de apoio até o início da empreitada, que seria em frente à Bloquel, praticamente no trevo entre a BR381 e BR459.

 

Apesar da chuva nos dias anteriores, naquela manhã o tempo colaborou, sem chuva, clima ameno e assim começamos a correr acompanhando o nascer do sol. Alguns quilômetros pelo asfalto e logo entramos em uma estrada de terra muito tranqüila e que segue praticamente paralela a rodovia, nela fomos até chegar em Santa Rita.

 

Nos primeiro 16 km foi relativamente tranqüilo, mas depois que perdi minha fiel companheira Gabi, que foi forçada a parar em virtude de dores musculares, as minhas pernas começaram a ficar pesadas, mas seguindo o lema "DESISTIR NUNCA, RETROCEDER JAMAIS" consegui concluir com êxito o desafio.

 

Foram 2 horas e 18 minutos de pura superação e valeu D+ !!!!!

 

E que venha o próximo desafio. (rs)

 

Detalhes do percurso? Clique aqui.

 

 

 

 

 

 

PEDAL DE NATAL - CICLOSULMINAS

 

Pessoal,
No domingo, 18/12, foi a confraternização da galera do pedal e como deveria ser, encerramos os passeios de 2011 em grande estilo, com um pedal em torno de 50KM e um excelente almoço, com muita prosa e boas risadas.

 

O pedal saiu de frente da Catedral, no centro de Pouso Alegre e pouco tempo depois estavamos no Bairro Cristal, já na zona rural.  Participaram do pedal mais de 35 ciclistas, alguns pneus furados, muitas paradas e por volta de 12h30 chegamos ao restaurante que fica a beira da rodovia MG 179, no trevo da estrada de acesso a Espirito Santo do Dourado.

 

A chuva nos rodeou o tempo todo, mas não chegamos a nos encontrar, na volta percebia que ela castigava Pouso Alegre e de fato alguns transtornos ocorreram em algumas áreas da cidade, como noticiaram os jornais, com certeza se tivesse saído do retaurante cinco minutos antes pegaria este chuvão chegando em casa, portanto terminamos o último pedal com mais essa sorte!

 

A todos amigos do pedal, associados da Ciclosulminas, visitantes Bikessauros de Varginha, agradeço pelo companheirismo e aproveito para deixar registrado a vocês meus votos de um Santo Natal a todos e que independente de religão, possam nesta data agradecer por tudo bom e também pelo que poderia ter sido melhor, mas que com certeza nos trouxe crescimento e que o Papi Noel presentei a todos com muita paz, alegria, saúde e muitos planos, projetos e claro muito pedal para o ano que está por chegar!

 

Já estava me esquecendo, todos os participantes doaram um brinquedo, foram arrecadados mais de 35 brinquedos que serão encaminhados pela Ciclosulminas  para casa do Papai Noeal, projeto promovido pela ACIPA e que está arrecadando brinquedos para que crianças carentes possam ter um natal, pelo menos, um pouco mais feliz do que a maioria, senão todos os dias, do ano que se encerra.

 

Detalhes do percurso? Clique aqui.

 

 

 

 

 

 

18ª Corrida da Árvore Grande

 

Olá Pessoal,

No último domingo,11/12, participei da minha primeira corrida de rua, foi a 18ª Corrida da Árvore Grande, com um percurso de 8km.

 

É uma prova tradicional em Pouso Alegre, e animado pelo pessoal do Clube de Corrida acabei resolvendo e me arriscando, meio inseguro confesso, afinal não tenho ainda um preparo bacana para as corridas, estou começando, mas foi muito bom.

 

Não tenho base das provas passadas da corrida da Árvore Grande ou mesmo de outras provas de corrida para fazer uma boa avaliação, meu parâmetro realmente são provas de Moutain Bike que conheço e talvez não seja legal a comparação por se tratarem de modalidades diferentes, mas acredito que o KIT, pode melhorar, o custo da inscrição permite isso, a “silcagem” da sacola e da camiseta ficaram horríveis, mau se conseguia fazer a leitura do que vinha escrito e a própria camiseta também não era de boa qualidade, fica ai um alerta para os organizadores.

 

Durante a prova três pontos de água, acho que foi o suficiente, pelos comentários que ouvi nos anos anteriores foi apenas um ponto para distribuição de água. Não encontrei problemas com a marcação do trajeto, já conhecia o percurso também e isso fez com que não precisasse da mesma.

 

Na chegada água, frutas e picolé a vontade, sendo um pouco exigente, um isotônico iria bem! (rs)

 

Mesmo sem muito preparo, ansioso na largada, consegui concluir meu objetivo que era a conclusão da prova. Consegui completar os 8km em 45 minutos e 59 segundos e foi muito bom receber a medalha de participação e um grande abraço do meu filhote!

 

Agora é continuar se preparando e que venham as próximas!

 

Detalhes do percurso? Clique aqui.

 

Algumas fotos:

Amigos do Clube de Corrida MOVEMENT, minutos antes da largada!

 

 

 

 

 

 

Desafio no sábado pela manhã e relax no domingo

Este final de semana foi bom, corrida no sábado pela manhã (quase de madrugada, rs) e um pedal leve no domingo.

 

Superação! Foi, pra mim, o que marcou a corrida do sábado, afinal de contas nunca tinha passado dos 8k nas minhas corridas e estava extremamente receoso de aceitar o convite e tentar acompanhar o pessoal na corrida do sábado pela manhã, mas a vontade foi maior que o receio e com isso estava eu lá às 6h da madrugada.

 

Tudo perfeito, o tempo ajudou, fui apresentado a dois novos colegas e completei com relativa tranqüilidade o percurso com pouco mais de 13k.

 

O esporte nos motiva justamente por isso, a cada dia é um desafio diferente e a cada superação uma nova injeção de ânimo... Que venha o próximo treino, a próxima corrida, a próxima dificuldade e novamente a superação  ;-)

 

Detalhes da corrida do sábado: http://connect.garmin.com/activity/132315090

 

 No domingo, aceitando o convite de outro amigo, fiz um pedal bem tranqüilo por um caminho próximo e já conhecido, boa “prosa”, muita risada e mesmo com o tempo nublado conseguimos curtir o visual que a mãe natureza nos presenteou, perfeito para um relax!

 

 

Detalhes do pedal de domingo: http://www.endomondo.com/workouts/mypDH9bFzNs

Para fechar o domingo

Ae pessoal,

Acho que ontem (domingo), depois de uma manhã nublada o sol que apareceu acabou me animando e bem no final da tarde sai para um pedal. De início pensei em seguir até Congonhal por asfalto, mas mudei de idéia e curti umas estradinhas rurais nas proximidades.

 

O tempo fechou rapidinho, acabei encurtando o percurso que tinha pensado, a chuva parece que estava me cercando, mas foi brincadeira de São Pedro comigo e apesar de ver a chuva em volta, cheguei em casa molhado apenas com o suor do corpo.

 

As fotos vou ficar devendo, acabei não levando a máquina e o celular estava tão "empacotado" que não animava de pegá-lo, mas temas não faltariam para belas fotos, afinal lindas paisagens, que não perderam sua beleza e grandiosidade, mesmo com o tempo nublado e alguns encontros interessantes como, um casal (pressumo) de tucanos, gaviões e um tatu, isso mesmo, um tatu que se refugiou em seu buraco apenas quando a bike já estava bem perto dele, com certeza seriam belos registros!

 

Se tiver curiosidade para saber o percurso e outros detalhes acessem:

 

http://www.endomondo.com/workouts/tTysjh7g7ww

 

Até a próxima.

Depois de duas semanas correndo...

Bem pessoal,
Terminado duas semanas de treino seguindo a planilha de corrida proposta no PodRunner, consegui na primeira semana seguir toda a programação, mas na segunda semana a chuva do feriado e compromisso de trabalho não me permitiram correr os três dias, mas apenas dois.

 

O balanço e primeira impressão do treino, tendo como base os resultado alcançado até o momento foi positivo, já consegui completar 8k sem grande esforço.

 

Vamos continuar o treino e postando as impressões e resultados!

SE AVENTURANDO NA CORRIDA PELAS RUAS

Pessoal,
Resolvi me aventurar correndo pelas ruas do bairro! (rs)

 

Estava precisando me exercitar durante a semana e como pedalar é sempre complicado diante da rotina, optei por experimentar correr pelas ruas do bairro.

 

Embora nunca tenha conseguido correr, logo no primeiro mês consegui correr tranquilamente 5K com um tempp médio de 30 minutos, não sei se o tempo é bom ou ruim, mas o fato é que esta corrida se adaptou bem na minha rotina. Conclusão: empolgação total!

 

Fiz algumas pesquisas na Net, verifiquei algumas planilhas de treinos, vários depoimentos, visitei alguns sites de clubes de corrida e de corredores e acabei adotando um treino intercalado, tendo como objetivo atingir ao final do mesmo a distância de 8K.

 

O treino está disponível no site PODRUNNER, site de um DJ que oferece, gratuitamente, algumas versões de "treinos musicados". Achei bastante interessante.

 

Cheguei a este site através do BLOG "A vida de um corredor amador" do colega Ubirajara, que também vale a pena visitar.

 

Bem, seguindo a planilha estou ainda na primeira semana, embora seja um treino baseado em tempo e não em distância, vou tentar acompanhar a distância percorrida sempre no terceiro treino da semana e vou postando aqui, bem como minhas impressões e outros comentários.

 

E não pensem que abandonei o pedal, continuo pedalando pelo menos uma vez na semana, infelizmente não estava conseguindo cumprir meus objetivos durante a semana com a bike, afinal não tenho muito tempo disponível e ela exige mais tempo que esta corrida.

 

Já ia me esquecendo, segue as referências que utilizei como inspiração para a transpiração (rs):

 

PodRunner:
http://www.djsteveboy.com/intervals.html
http://www.djsteveboy.com/gw28koutline.html

 

Running Source:
http://www.runsource.net/index.php?option=com_content&view=article&id=73&Itemid=376
Obs.: Mesma planilha utilizada no PodRunner

 

Blog: A vida de um corredor:
http://aprendendoacorrer.wordpress.com/

 

Arquivo de Corrida de Fábio Namiuti:
http://fabionamiuti.hd1.com.br/

 

 

Valeu e até o próximo post!

TROFÉU POUSO ALEGRE DE MOUNTAIN BIKE XCO

 

Olá,

Vou inaugurar o BLOG falando do TROFÉU POUSO ALEGRE DE MOUNTAIN BIKE XCO que ocorreu no último dia 06/11 com a organização do pessoal da CICLOSULMINAS.

 

O evento contou com uma estrutura fantástica, o circuito foi todo trabalhado dentro do PESQUEIRO DO JAPONÊS, oferecendo acomodação durante a prova para os que acompanhavam os competidores ou simplesmente prestigiavam o evento, estacionamento, restaurante, parquinho para os ciclistas do futuro, para os competidores a organização ofereceu apoio mecânico, isotônico, granola, barras de cereais, camiseta e premiação em dinheiro e ainda uma cobertura fotográfica fantástica feita pelo amigo Sthênio Maia e Magnus.

 

Espero que este evento venha a fazer parte do calendário de eventos da CICLOSULMINAS, que se repita e mantenha o ambiente familiar, de integração e amizade entre os amantes do mountain bike e esportes em geral e claro que seja ainda mais prestigiado pela população do Sul de Minas em especial e que possa contar com o apoio de mais instituições e patrocinadores!

 

Parabéns CICLOSULMINAS!!!!

 

 

 

 

Fotos: Sthênio Maia / Direitos: CICLOSULMINAS

Blog Stats

  • Total posts(11)
  • Total comments(10)

Forgot your password?